Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal de Nilópolis promove Audiência Pública da Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais (25/04/2023)

por camara publicado 26/04/2023 13h41, última modificação 26/04/2023 13h41
Resumo da Audiência Pública realizada na noite dessa Terça-feira (25/04/2023), no Plenário da Câmara Municipal de Nilópolis sobre Políticas Públicas voltadas aos Animais.
Foi realizada na noite desta Terça-feira (25/04/2023), na Câmara Municipal de Nilópolis, a 2ª Audiência Pública de Políticas Públicas Voltadas a Causa Animal.
A Audiência foi presidida pelo Vereador Leandro Hungria, Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais. Compuseram a Mesa o Secretário Municipal de Defesa e Proteção dos Animais do Rio de Janeiro, Vinicius Cordeiro; o médico veterinário e diretor da vigilância Sanitária do Estado, Gustavo Naame; Coordenador de proteção dos Animais do Município de Maricá, Fabiano Novaes; A médica veterinaria Dr. Cristina Moreira; a Assessora do Secretário do Meio Ambiente, Amanda Melo; a Superintendente da Guarda Ambiental, Amanda; o Presidente da Comissão dos Direitos dos animais da OAB de Nilópolis, Dr. Gavazza; além do eterno Ver. Jorge Ney.
O Vereador Leandro Hungria, Presidente da Comissão, comentou sobre a importância dessa Audiência e da Comissão no Município de Nilópolis, além de demostrar diversos feitos e projetos realizados a favor da causa animal, citando o projeto da Clínica Veterinária Municipal. Agradeceu a presença da população e disse estar a disposição do povo. Ao fim, reforçou sua luta pela causa animal no Município de Nilópolis.
O secretário municipal de Defesa e Proteção dos Animais do Rio de Janeiro, Vinicius Cordeiro, destacou a importância de espaços para debates sobre a causa animal. Destacou o “Abril laranja”, que é o mês de prevenção à crueldade contra os animais. E, ao fim de sua fala, comentou sobre castração e sobre a grande quantidade de animais abandonados.
O Dr. Gustavo Naame, médico veterinário e Diretor da Vigilância Sanitária do Estado, comentou sobre a distribuição de medicamentos aos animais, além de notificar casos de zoonose e políticas para combater esse tipo de doença nos municípios.
Fabiano Novaes, coordenador da Proteção dos Animais de Maricá, ressaltou que deveriam existir políticas públicas voltadas aos animais nas cidades e a importância de outras cidades se envolverem nessa causa. Destacou a importância de cuidados com os animais de rua além de ressaltar que a causa animal é muito mais que apenas cuidar do um “animalzinho” e sim cuidar de vidas.
Amanda Mello, assessora do secretário do Meio Ambiente de Nilópolis, agradeceu a presença de todos e disse que podem contar com ela e com o secretário do Meio Ambiente de Nilópolis na causa animal.
Dr. veterinária Cristina Moreira agradeceu a presença da população na Audiência, além de relatar sobre atuações na política animal. Ela afirmou estar disposta a somar forças com a Prefeitura de Nilópolis e com o Poder Legislativo pela causa animal.
Dr. Gavazza, Presidente da comissão Animal da OAB Nilópolis, afirmou que a gestão atual da Comissão Animal do Município é um exemplo. O dr. ressaltou a necessidade de ter um abrigo temporário de animais no Município.
Amanda Porto, a superintendente da Guarda Ambiental de Nilópolis, comentou sobre a importância da educação infantil em relação aos maus tratos contra os animais, destacando que essa educação desde cedo contribui, e muito, para a causa.
A Audiência foi aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal (Facebook e Instagram) e está disponível para consulta nestas mesmas redes sociais e no site oficial da Câmara Municipal de Nilópolis: www.nilopolis.rj.leg.br