60ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nilópolis – 27 de Outubro de 2025.
A Câmara Municipal de Nilópolis realizou, no dia 27 de outubro de 2025, a 60ª Sessão Ordinária de 2025, Sob a condução do presidente da Casa, vereador Jorginho Scalise, com o apoio da Mesa Diretora composta pelos vereadores Alexandre Nobre (Vice-presidente), Binho (1º Secretário), Rafael Regis (2º Secretário).
Entre as matérias apresentadas, destacou-se o Projeto de Lei nº 171/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Educação de Nilópolis (FMEN), estabelecendo sua estrutura administrativa, gestão operacional e destinação de recursos.
Foram também apreciadas proposições de autoria dos vereadores, como o Projeto de Lei nº 260/2025, de autoria do vereador Binho, que prevê a liberação de servidoras e funcionárias para a realização de exames preventivos ao câncer de mama, preferencialmente no mês de outubro. Já o vereador Alexandre Nobre apresentou os Projetos de Lei nº 261 e 262/2025, que tratam, respectivamente, da criação do Portal de Transparência do Empreendedor e da instituição do Dia Municipal do Representante Comercial.
Entre os Decretos Legislativos, foram concedidas Medalhas do Mérito Farid Abrão David e Títulos de Cidadania Nilopolitana, reconhecendo cidadãos que se destacam por sua atuação social, profissional e comunitária. Dentre os homenageados estão Eduardo Amorim do Carmo, Luis Pimenta, Everline de Lima, Danielle Villas Boas Agero Correa, Leandro Hungria e Vanderli Nogueira Cordeiro Junior, entre outros.
Na Ordem do Dia, estiveram em segunda discussão e votação os Projetos de Lei nº 150, 163, 165 e 175/2025, todos de autoria do vereador Flávio Vergueiro, que dispõem sobre programas municipais voltados ao atendimento de pessoas com dependência química, à proteção de mães de natimortos, ao planejamento familiar e à criação da Farmácia Solidária, que visa arrecadar e distribuir gratuitamente medicamentos à população.
Em primeira discussão e votação, o Plenário analisou o Projeto de Lei nº 255/2025, também de autoria do vereador Flávio Vergueiro, que reconhece de utilidade pública o Centro de Estudos e Pesquisas Científicas Francisco Antônio de Salles.
A sessão contou ainda com a apresentação de moções de congratulações e aplausos aos membros do Clube Leão de Judá e dos Desbravadores Adventistas, em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido em prol da formação espiritual, moral e social de crianças e adolescentes nilopolitanos. Foram homenageados, entre outros, Lucas Cezar Litaiff, Nilton Muniz de Souza, Ana Cristina Muniz, Vanessa Soares de Farias Thompson Waack, João Carlos Thompson Waack, Hobebe Barbosa Litaiff, Andreli Cezar Litaiff, Ricardo Trentino Cordeiro, Adriano Alves dos Santos, Andrea da Luz Martins, Roseane Martins Homindo e Francisco Luiz Dias Vieira.
Também foram apresentadas moções de aplausos pelo vereador Alexandre Nobre à senhora Lenile Honório Pessoa, e aos cidadãos Elizabeth Pereira de Azevedo, Fabiano Pinto de Souza Ubaldo e Carlos Alberto da Costa Pinto, por suas trajetórias de vida e relevantes serviços prestados à comunidade nilopolitana.
A Câmara Municipal de Nilópolis reafirma, assim, seu compromisso com o trabalho legislativo responsável e com a promoção de ações que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável do município.
A sessão foi aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal de Nilópolis. Caso não tenha acompanhado ao vivo, a gravação completa já está disponível no Facebook e Instagram oficiais da Casa de Leis (@camaranilopolis). No vídeo, é possível conferir toda a sessão, incluindo a leitura do Expediente, a apresentação e votação de Projetos, Indicações e Requerimentos durante a Ordem do Dia, além do uso da Tribuna pelos vereadores.


