Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 56ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nilópolis – 13 de Outubro de 2025.

56ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nilópolis – 13 de Outubro de 2025.

por camara publicado 13/10/2025 18h44, última modificação 13/10/2025 18h44
Segunda-feira, 13 de outubro de 2025, a Câmara Municipal de Nilópolis realizou sua 56ª Sessão Ordinária, com uma pauta voltada à análise e votação de indicações, projetos de lei e requerimentos apresentados pelos vereadores da Casa.

A Câmara Municipal de Nilópolis realizou, no dia 13 de outubro de 2025, a 56ª Sessão Ordinária de 2025, Sob a condução do presidente da Casa, vereador Jorginho Scalise, com o apoio da Mesa Diretora composta pelos vereadores Alexandre Nobre (Vice-presidente), Binho (1º Secretário), Rafael Regis (2º Secretário).

Durante a sessão, foram apresentadas indicações de autoria dos vereadores Esmar França (nºs 930 e 931/2025), Flávio Vergueiro (nºs 932 e 933/2025) e Farrusquinha (nº 934/2025), voltadas à melhoria de serviços e infraestrutura em diversas áreas da cidade.

A Ordem do Dia incluiu projetos de lei de autoria dos vereadores Jorginho Scalise e Jorjão, ambos reconhecendo instituições de relevância social como de utilidade pública municipal. O Projeto de Lei nº 253/2025, de autoria do vereador Jorginho Scalise, reconhece o Instituto Cursandoart, enquanto o Projeto de Lei nº 254/2025, do vereador Jorjão, confere o mesmo reconhecimento à Associação Brasileira João e Aria de Neurodiversidade (ABRAJOMAN/RJ).

Também foi apreciado, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei nº 157/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata da estimativa do impacto orçamentário-financeiro para renúncia de receita, conforme o artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre os requerimentos apresentados para discussão e votação, destacam-se os de autoria do vereador Jorjão, que solicitou ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e ao Prefeito Municipal a adoção de medidas para pavimentação, desobstrução de canais e realização de obras de infraestrutura em diferentes regiões de Nilópolis, como as ruas Antônio Faleiro, Manoel Rodrigues Fontinha, Marechal Floriano Peixoto em nova cidade.

O vereador também apresentou requerimento solicitando desassoreamento e limpeza do Rio Sarapuí e do Canal Peri Peri, com o objetivo de prevenir alagamentos e melhorar o escoamento das águas pluviais.

Ainda durante a sessão, o vereador Amauri Roberto de Jesus (Binho) apresentou o Requerimento nº 697/2025, propondo moção de congratulações e aplausos ao senhor Luiz Antônio Brandão dos Passos, em reconhecimento à sua relevante trajetória profissional e à dedicação exemplar demonstrada ao longo de sua carreira na área de segurança pública.

A Câmara Municipal de Nilópolis segue desempenhando seu papel legislativo com transparência, diálogo e compromisso com o desenvolvimento do município e o bem-estar da população nilopolitana.

A sessão foi aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal de Nilópolis. Caso não tenha acompanhado ao vivo, a gravação completa já está disponível no Facebook e Instagram oficiais da Casa de Leis (@camaranilopolis). No vídeo, é possível conferir toda a sessão, incluindo a leitura do Expediente, a apresentação e votação de Projetos, Indicações e Requerimentos durante a Ordem do Dia, além do uso da Tribuna pelos vereadores.