Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nilópolis – 01 de Outubro de 2025.

53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nilópolis – 01 de Outubro de 2025.

por camara publicado 01/10/2025 16h38, última modificação 01/10/2025 16h38
A Câmara Municipal de Nilópolis realizou, nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, a 53ª Sessão Ordinária de 2025, com uma pauta repleta de indicações, projetos de lei e requerimentos de grande relevância para o município.

A Câmara Municipal de Nilópolis realizou, no dia 01 de outubro de 2025, a 53ª Sessão Ordinária de 2025, Sob a condução do presidente da Casa, vereador Jorginho Scalise, com o apoio da Mesa Diretora composta pelos vereadores Alexandre Nobre (Vice-presidente), Binho (1º Secretário), Rafael Regis (2º Secretário). Com uma pauta repleta de indicações, projetos de lei e requerimentos de grande relevância para o município.

Indicações
Foram apresentadas diversas indicações pelos parlamentares:
- Vereador Esmar França – Indicações nº 898 e 903/2025
- Vereador Mauricinho Geber – Indicações nº 904 a 919/2025
- Vereador Flávio Vergueiro – Indicações nº 920 e 921/2025
- Vereadora Cristiane Ribeiro – Indicação nº 922/2025

Projetos de Lei
Entre os destaques da sessão, foram apreciados projetos que visam melhorias sociais, culturais e estruturais para a cidade.

- Projeto de Lei Ordinária nº 217/2025, de autoria da Vereadora Cristiane Ribeiro, que dispõe sobre a denominação da quadra poliesportiva da Praça Rodrigo Ribeiro, passando a se chamar Quadra Rosária Elizabete da Silva.

- Projeto de Lei Ordinária nº 121/2025, do Vereador Mauricinho Geber, que institui programa de vacinação domiciliar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

- Projetos de Lei Ordinária nº 128, 129, 130, 132, 140, 147 e 155/2025, todos de autoria do Vereador Flávio Vergueiro, que tratam de temas como inclusão da Libras em estabelecimentos públicos e privados, campanhas de conscientização, programas de incentivo ao empreendedorismo e inserção de eventos no calendário oficial do município.

- Projeto de Lei Ordinária nº 145/2025, de autoria do Vereador Esmar França, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de artistas locais em eventos culturais.

- Projeto de Lei Ordinária nº 152/2025, do Vereador Alexandre Nobre, que institui campanha permanente de conscientização da depressão infantil e adolescente.

- Projeto de Lei Ordinária nº 156/2025, do Vereador Amauri Roberto de Jesus (Binho), que inclui no calendário oficial do município o Dia do Psicopedagogo.

- Projeto de Lei Complementar nº 09/2025, do Vereador Flávio Vergueiro, que acrescenta parágrafo único ao Código de Obras de Nilópolis, prevendo o enterramento progressivo da rede elétrica e de telecomunicações.

Requerimentos
Também foram apresentados requerimentos voltados a homenagens e reconhecimentos:

- O Vereador Jorge Moreira da Silva propôs moção de congratulações e aplausos à professora de dança sênior, Sra. Célia Soares Negreiros.

- O Vereador Armando Paiano apresentou moções de aplausos a diversas mulheres nilopolitanas em reconhecimento a suas contribuições sociais e profissionais.

- O Vereador Leandro Hungria destacou personalidades e instituições, entre eles o Subtenente PMERJ Edno José de Freitas Filho, além de solicitar ao Detran-RJ a implantação de unidade do Centro de Formação de Condutores no município, com curso de habilitação voltado a pessoas com deficiência.

A Câmara Municipal de Nilópolis reafirma, com esta sessão, seu compromisso em legislar e fiscalizar em prol da população, buscando sempre promover avanços sociais, estruturais e culturais que contribuam para o desenvolvimento do município.

A sessão foi aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal de Nilópolis. Caso não tenha acompanhado ao vivo, a gravação completa já está disponível no Facebook e Instagram oficiais da Casa de Leis (@camaranilopolis). No vídeo, é possível conferir toda a sessão, incluindo a leitura do Expediente, a apresentação e votação de Projetos, Indicações e Requerimentos durante a Ordem do Dia, além do uso da Tribuna pelos vereadores.