49ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nilópolis – 17 de Setembro de 2025.
A Câmara Municipal de Nilópolis realizou, no dia 17 de Setembro de 2025, a 49ª Sessão Ordinária de 2025, Sob a condução do presidente da Casa, vereador Jorginho Scalise, com o apoio da Mesa Diretora composta pelos vereadores Alexandre Nobre (Vice-presidente), Binho (1º Secretário), Rafael Regis (2º Secretário).
Durante o expediente, foram apresentados projetos de lei e indicações que abrangem diversas áreas, como inclusão social, saúde, esporte, educação, cidadania e meio ambiente.
Entre os destaques, estão:
- Projeto de Lei nº 201/2025, de autoria do vereador Rafael Régis, que dispõe sobre a criação do selo “Empresa Amiga dos Autistas e Portadores de TDAH”.
- Projeto de Lei nº 202/2025, de autoria da vereadora Cristiane Ribeiro, que institui o “Dia Municipal de Combate ao Feminicídio”, a ser comemorado anualmente em 25 de março.
- Indicação nº 877 a 879/2025, de autoria do vereador Flávio Vergueiro.
Na ordem do dia, foram discutidos e votados projetos que incluem:
- Inclusão da Semana Municipal dos Jogos Paradesporto no calendário oficial (Projeto de Lei nº 92/2025 – vereador Flávio Vergueiro);
- Divulgação obrigatória dos serviços de atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar (Projeto de Lei nº 96/2025 – vereadora Cristiane Ribeiro);
- Incentivo à prática de esportes para idosos (Projeto de Lei nº 102/2025 – vereador Armando Paiano);
- Criação da Olimpíada da Terceira Idade (Projeto de Lei nº 119/2025 – vereador Armando Paiano);
- Inclusão do Dia Municipal do Influenciador Digital no calendário oficial (Projeto de Lei nº 106/2025 – vereador Leandro Hungria);
- Criação do Programa Torneio Municipal da Melhor Idade (Projeto de Lei nº 122/2025 – vereador Armando Paiano);
- Criação de diretrizes para o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (Projeto de Lei nº 137/2025 – vereador Flávio Vergueiro).
Além disso, foram apresentadas outras matérias que visam fortalecer políticas públicas voltadas para o bem-estar da população, como a denominação de equipamentos públicos, incentivo a práticas sustentáveis e reconhecimento de personalidades que contribuem para a sociedade nilopolitana.
A Câmara reforça seu compromisso em promover debates democráticos e legislar em benefício de toda a população.
A sessão foi aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal de Nilópolis. Caso não tenha acompanhado ao vivo, a gravação completa já está disponível no Facebook e Instagram oficiais da Casa de Leis (@camaranilopolis). No vídeo, é possível conferir toda a sessão, incluindo a leitura do Expediente, a apresentação e votação de Projetos, Indicações e Requerimentos durante a Ordem do Dia, além do uso da Tribuna pelos vereadores.