Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Biografia / Alvinho

Alvinho

por Administrador — publicado 26/10/2021 13h40, última modificação 10/12/2021 10h35

Eu sou Alvaro Cunha Ramos, conhecido em nossa cidade carinhosamente como Alvinho. Exerço meu primeiro mandato como Vereador na 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Nilópolis (2021-2024). No primeiro biênio da legislatura (2021-2022) atuarei como 1º Secretário da Mesa Diretora.

Neste espaço vou contar a vocês minha trajetória de vida, pontuando as diversas atuações e experiências, seja na sociedade civil ou nas esferas governamentais, que me trouxeram até essa importante e honrada função pública em nossa cidade.

Nascido e criado no bairro de Olinda e de origem humilde, recebi como lição de meus pais Dionísio Ramos e Antônia Rachel que somente com trabalho e honestidade é que honramos o bem mais precioso que podemos ter: o nosso nome. Deles também veio a lição de que a fé em Deus é fundamental para alcançarmos nossos objetivos, sem esquecer de ajudar o próximo durante a caminhada.

Sou casado, pai de duas filhas e avô de dois netos.

Sempre percebi, desde muito jovem, a necessidade de cuidar do próximo, principalmente dos mais necessitados, e através de muitas ações sociais sempre busquei junto com os nossos amigos fazer o bem para as pessoas. Além disso, sempre estive ligado a movimentos de engrandecimento da Família e seus valores através da Igreja Católica, sendo o de maior destaque o Encontro de Casais com Cristo - ECC.

Quando eu trabalhava como camelô no Calçadão de Nilópolis é que me acendeu a vontade de participar de forma mais ativa da política municipal, sendo a primeira participação efetiva nas eleições de 1996 como cabo eleitoral.

Através desta ação, comecei a participar do processo político no cotidiano da cidade e, ainda como camelô, mas já como uma voz política, pude buscar melhorias para a minha categoria e também para nossa cidade como um todo.

Destaco aqui uma parte da minha Experiência na Vida Pública:

- Presidente de Agremiações Partidárias;
- Assessor Legislativo na Câmara de Vereadores de Nilópolis;
- Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio - ALERJ;
- Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados Federais;
- Superintendente de Assuntos Religiosos - Prefeitura de Nilópolis;
- Subsecretário de Defesa Civil - Prefeitura de Nilópolis;
- Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos - Prefeitura de Nilópolis.


Gostaria de destacar a atuação como Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis (2019 - 2020), no Governo do saudoso Prefeito Farid Abrão David, tendo coordenado diversos serviços para nossa população, tais como o Procon, Vale Social, Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e até mesmo a Garantia dos Direitos Humanos, buscando parcerias e convênios para cirurgias importantes, não realizadas no âmbito do município.

Nesta pasta, adquiri enorme experiência, ampliando o trabalho social que sempre fiz desde jovem com meus amigos e familiares, já que é uma secretaria intimamente ligada ao bem-estar da população e seus direitos, nos mais variados segmentos.

Por onde trabalhei procurei corresponder à altura as responsabilidades a mim designadas, sem esquecer de levantar a bandeira dos valores familiares, éticos e cristãos, o que não está sendo diferente enquanto parlamentar municipal.
Cumprirei, na íntegra, o papel institucional de um Vereador pelo povo e pela cidade, pois não sou Vereador apenas para os 1653 amigos que me elegeram.

Agradeço a Deus por esta oportunidade e peço a Ele que nos dê sabedoria necessária para fazer o bem em prol de quem mais necessita.